LUTE CONTRA A "INTERNETOFOBIA"


                                          Lute contra a “Internetofobia”!
                                           Tema: Internet
     A Internet, meio de acesso a dados, novas formas de trabalho fora do ambiente de escritório, aplicações, e-mails, troca de ideias, colaboração, correio, e tudo o que se queira, implantou-se tão profundamente no espírito e nas rotinas diárias, que muita gente acredita que já não sobreviveria sem ela. É capaz de ser um bocadinho de exagero, dado que a espécie humana subsistiu milhões de anos na escuridão cibernáutica… 
     Ainda assim, no pouco tempo de existência da Internet, houve quem se aprumasse tanto na arte de aí navegar que se formaram autênticos “ministros da Web”. Paradoxalmente, outros, mais velhos, mais conservadores, ou, simplesmente, avessos ou indiferentes às novas tecnologias, que preferem mover-se em mundos que dominam e pautar-se por horizontes demarcados unicamente pelo seu saber e experiência, integram o rol do que os jovens e entendidos denominam de “embaixadores da ignorância”. De facto, nos tempos que correm, quem se apartar do computador e da Internet é praticamente considerado um extra-terrestre, ou melhor, um “extra-internetês”, passível de menção honrosa em alguma lista de raridades ou de um minucioso estudo científico, no sentido de se aferir tão estranha natureza. Até as crianças parecem nascer com predisposição para botões. Paralelamente, esta tendência é coadjuvada pelo estímulo que a própria escola produz no que concerne a modos de interação no processo educativo, à ampliação da ação de comunicação entre alunos e professores e ao intercâmbio educacional e cultural. Efetivamente, quebram-se barreiras e fronteiras, e a sala de aula deixa de estar confinada às quatro paredes habituais. Provavelmente assim torna-se mais difícil a agressão dos miúdos aos educadores. Também a violência no meio escolar passaria a ser virtual… 
     Com tanta virtualidade, qualquer dia nem se sabe o que é que é realmente real (valha a redundância)! Nessa altura, sempre se pode recorrer aos analfabetos tecnológicos e serão eles a delimitar as perspectivas do realismo. A vida é mesmo cíclica... Talvez por uma questão de solidariedade para com a Terra, que é redonda. Independentemente, a Internet está a construir um mundo dentro do próprio mundo, onde nem todos têm lugar cativo. A interatividade, a promoção de novos e constantes conhecimentos e o dinamismo proporcionados pela Internet podem, de facto, burlar as distâncias territoriais e materiais, mas não é justo, e nem sequer lícito, pôr de parte, os que, por impossibilidade ou opção, não comunguem deste acesso. A “Internetofobia” vai contra todas as regras de ética da “sociedade cibernauta”…
(RUADIREITA.COM)





0 comentários:

Postar um comentário