INFERÊNCIA / FÁCIL, FÁCIL DE ENTENDER


  Você já deve ter ouvido alguém dizer que, diante de um texto, é preciso fazer inferências. Afinal, o que é uma inferência?
  Inferência é um processo pelo qual, com base em determinados dados, chega-se a uma conclusão.
   Fazer inferências durante a leitura de um texto equivale a chegar a certas conclusões a partir de informações explícitas ou implícitas. Dados como características de uma personagem numa narrativa policial, por exemplo, permitem fazer inferências a respeito de quem pode ser o assassino; dados estatísticos apresentados numa reportagem sobre distribuição de renda no Brasil permitem fazer inferências sobre a desigualdade social no país; e assim por diante.

Significado de inferências:
  Em provas do Enem e dos vestibulares, raramente é pedido ao estudante que faça inferências, embora essa operação esteja presente em todo ato de leitura. As operações mais solicitadas explicitamente dizem respeito a dedução e conclusão.
   Veja como as ações relativas a essas três operações são definidas no dicionário:

*inferir: fazer inferência sobre; concluir, deduzir.

*deduzir: concluir (algo) pelo raciocínio; inferir.

*concluir: chegar a um resultado, a uma decisão, a uma afirmação, a partir de um elemento ou de um conjunto de elementos concretos ou abstratos, após observação atenta ou por meio de raciocínio.

  Todas essas definições foram tiradas do Dicionário Houaiss da língua portuguesa.

   Como se nota, trata-se de operações muito parecidas, a ponto de as questões de exames empregarem como sinônimas as palavras que as designam.

0 comentários:

Postar um comentário