SIGNO - SIGNIFICANTE / SIGNIFICADO - SAUSSURE


Saussure instaura a ideia de 'signo':

Signo: significante e significado.
A unidade linguística é uma coisa dupla, constituída da união de dois termos unidos ao nosso cérebro por um vínculo de associação. (CL.p.80)
O signo linguístico une um conceito e uma imagem acústica, ou seja, a impressão psíquica do som da palavra. Podemos falar sem mover os lábios. 
O conceito corresponde ao significado, a imagem acústica ao significante. Segundo Saussure, a imagem acústica subordina o ato articulatório.

Para explicar o signo, Saussure propõe duas propriedades:

1ª - O signo é arbitrário
Isso quer dizer que não há um laço natural entre o significante e o significado: a ideia de "mar" não tem relação com a sequência de sons "m-a-r" (conf. p. 81). 
Nem mesmo com símbolo Saussure associa o signo, pois, segundo ele, o símbolo teria uma relação com o objeto representado.

Saussure completa seu argumento usando o exemplo: "o significado da palavra francesa boeuf (=boi) tem por significante b-ö-f de um lado da fronteira franco-germânica, e o-k-s (Ochs) do outro"(p.82).(..) queremos dizer que o significante é imotivado, isto é, arbitrário em relação ao significado, com o qual não tem nenhum laço natural na realidade.

Nota:
O linguista Benveniste tem uma outra concepção para a arbitrariedade do signo linguístico.

2ª - Caráter Linear do Significante 
O significante é constituído por uma sequência de sons, e sendo de natureza acústica (auditiva), desenvolve-se no tempo. Em oposição a escrita desenvolve-se espacialmente. Assim sendo, tem o caráter linear por desenvolver-se no tempo e sua extensão medida em segmento linear: um som após o outro, de acordo com cada cultura. Entende-se por isso que, os elementos dos enunciados são distintos, diferentes entre si. Ao falar, emitimos um fonema de cada vez, linearmente, ou seja em linha - por isso, diz-se caráter linear do significante. Nas palavras de Sausssure:""(...)os significantes acústicos dispõem apenas da linha do tempo; seus elementos se apresentam um após outro; formam uma cadeia. Esse caráter aparece imediatamente quando os representamos pela escrita e substituímos a sucessão do tempo pela linha espacial dos signos gráficos. (CLG:84)"

Nota:
Também o conceito de linearidade proposto por Saussure foi questionado por Jakobson ao afirmar que qualquer fonema é constituído por um feixe de sons. 
Por exemplo: o fonema /b/ é bilabial, oclusivo, sonoro, oral. No entanto, Saussure considera a individualidade do fonema como único ao contrapor-se com os outros.
( www.Ipeu.com.br )


0 comentários:

Postar um comentário