ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO

                                       O menino e o arco-íris
                                         
    Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia  e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
    Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
    Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
    Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas,automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
    O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
    Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?     
(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)

Após ler atentamente o texto,
1- Identifique:
Título:_________________________________________
Autor:__________________________________________
Obra da qual faz parte:_________________________
     
2- “Mas logo se acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a:

(A) animais no quintal.               (B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.                  (D) jogos de azar.

3. Pode-se concluir que o tema do texto é:
(A) a curiosidade.              (B) a insatisfação.        
(C) a natureza.                 (D) a saudade.

4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por:
(A) alguma coisa surpreendente.(B) galinhas e plantas interessantes.    
(C) um arco-íris.               (D) banhos de mar.

5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de:
(A) pena e desespero.                      (B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.             (D) esperança e simpatia.

6. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam:
(A) o tédio do menino.               (B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.            (D) o comentário do narrador.

7- Em relação ao trecho “ que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima”, o que podemos concluir em relação ao córrego?
_______________________________________________________________

8- Identifique:
a- narrador: tipo, foco narrativo: ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

b- características do menino ( primeiro parágrafo):______________
c- adjetivo atribuído à galinha e à língua que elas falavam: ___________________________________________________________________

__________________________________________________________________

d- qualidade atribuída às águas do córrego: ______________________
9- Faça o que se pede:
a- assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo:
(   ) córrego, terra, cessar, trabalho.
(   ) vidro, provinha, flores, assustando.

b- assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam encontro consonantal:
(   ) tarde, passar, vinham, margem.
(   ) domésticos, mordia, esperança, largos.

10- Circule os encontros vocálicos nas palavras abaixo, a seguir, separe-as de acordo com o tipo de encontro que apresentam:
*entediado, começou, mordia, chão, rua, automóveis, língua, realidade, quando, lavanderia, canteiros, tédio, viagens, dia, desceu, desceu.
Ditongo: ________________________________________________________

_______________________________________________________________

Hiato: __________________________________________________________

_______________________________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário