Primeiro Encontro Catarinense de Escritores - Associação Confraria das Letras / Saiba mais

A LITERATURA CATARINENSE TERÁ UM DIA ESPECIAL EM JOINVILLE

No dia 09 de novembro Joinville vai se tornar a capital da literatura no Estado. O 1º Encontro Catarinense de Escritores, organizado pela Associação Confraria das Letras, vai reunir 10 autores com destacada atuação nas áreas de literatura, pesquisa e cultura. As cidades de Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, além de Joinville, estarão representadas no evento através dos convidados especiais. Participantes de outros municípios já confirmaram inscrição. 

A programação principal abre com um ciclo de palestras com a presença do poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles, nome de referência em estudos sobre o modernismo e a vanguarda na poesia brasileira. Vindo do Rio de Janeiro, Teles vai ministrar o tema “O (Des)Limite da Poesia”. As palestras “Desafio Institucional da Literatura em Santa Catarina”, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mery Garcia, e “Rumos Novos da Literatura Infantojuvenil”, da professora e pesquisadora Sueli De Souza Cagneti, completam a primeira parte do evento. 

Durante a tarde, o painel “Panorama da Literatura Catarinense – Oportunidades e Desafios” promove um debate com os escritores Alcides Buss, Carlos Adauto Vieira, Joel Gehlen, Jura Arruda e Urda Alice Klueger, além do ator Leone Silva, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, sob mediação do cronista Donald Malschitzky. A programação se encerra com o lançamento da 4ª edição da coletânea “Letras da Confraria”, publicação que reúne periodicamente textos dos membros da Associação Confraria das Letras. 

De acordo com o escritor David Gonçalves, presidente da associação, a expectativa é de reunir mais de cem participantes nesta primeira edição do encontro, que já nasce com a proposta de se tornar um evento fixo no calendário cultural da cidade. “Queremos tornar o evento uma referência para Joinville e para o Estado”, frisou, destacando que há cerca de 15 anos não se realiza um encontro deste tipo em Santa Catarina. 

"Há tempo não se realiza um encontro desta natureza", afirma David Gonçalves. "O ato de escrever é por natureza muito solitário e isso acaba deixando o escritor numa espécie de gueto literário. A ideia é reunir essa gente enormemente criativa e dar vaza à criatividade, acendendo o fogo no panelão da criatividade. Quem ganha com isso? A Literatura Catarinense. existem academias aqui, acolá, mas quase todas regionalizadas, com olhar para o próprio umbigo. Queremos quebrar essas barreiras!"

O 1º Encontro Catarinense de Escritores acontece no Auditório Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, se estendendo das 9 às 18h. O encontro tem apoio da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, da Fundação Cultural de Joinville e da Confraria do Escritor. As inscrições estão abertas e podem ser antecipadas pelos telefones (47) 3427-5366 ou (47) 9119-3832, ou ainda no dia, no local do evento, ao custo de R$ 20 por participante. A participação apenas no lançamento da coletânea "Letras da Confraria" é gratuita. 

SERVIÇO
1º Encontro Catarinense de Escritores
Da Associação Confraria das Letras de Joinville
Data: 09-11-2013
Local: Auditório Alfredo Salfer
Centreventos Cau Hansen – Av. José Vieira, 315 - Centro
Inscrições: (47)3427-5366 / (47) 9119-3832 – com Sílvio Vieira

Informações: David Gonçalves – (47) 3425-1925 / (47) 9974-7080

Programação:
9h45 – Inscrições – R$ 20 (por participante)
10h – Abertura do Encontro
10h15 – “O (Des)Limite da Poesia” – Gilberto Mendonça Teles
12h – Almoço
14h – “Desafio Institucional da Literatura em Santa Catarina” – Mery Garcia
14h30 – “Rumos Novos da Literatura Infantojuvenil” – Sueli De Souza Cagneti
15h – Intervalo
15h15 – Painel “Panorama da Literatura Catarinense – Oportunidades e Desafios”, com os escritores Alcides Buss, Carlos Adauto Vieira, Joel Gehlen, Jura Arruda, Leone Silva, Urda Alice Klueger e Donald Malschitzky (mediador)
17h15 – “Agentes de Leitura” – Fundação Cultural de Joinville
17h30 – Lançamento da 4ª antologia “Letras da Confraria”
18h – Encerramento

PALESTRANTES E PAINELISTAS

Gilberto Mendonça Teles

Poeta, ensaísta e conferencista, foi professor titular de Literatura Brasileira na PUC-Rio por mais de 30 anos e em diversas universidades estrangeiras, no Uruguai, Portugal, França, Estados Unidos e Espanha. Com mais de 30 livros publicados, sua poesia e seus ensaios críticos são hoje de leitura obrigatória nas universidades. Entre eles, se sobressaem “Pássaro de pedra”, “A raiz da fala”, “Álibi”, “Plural de nuvens”, “Drummond: a estilística da repetição”, “Vanguarda europeia e modernismo brasileiro”, “Camões e a poesia brasileira” e “Retórica do silêncio”. Natural de Bela Vista de Goiás, reside no Rio de Janeiro-RJ. 

Mery Garcia
Presidente do Conselho Estadual de Cultura e responsável pela elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, no âmbito do governo estadual. 

Sueli de Souza Cagneti
Titular na Universidade da Região de Joinville, é mestre em Literatura pela UFSC e doutora em Letras e Literatura Portuguesa pela USP, com pós-doutorado pela Università per Stranieri di Perugia, na Itália. Coordena e escreve a coleção “Livro dos livros: resenhas do Prolij”. Autora de “Livro que te quero livre” (Werner Zotz), “Literatura infantojuvenil – história e estórias”, “Literatura infantojuvenil e suas possibilidades em sala de aula”, “Leitura em contraponto – novos jeitos de ler”, “Literatura infantojuvenil – diálogos Brasil-África” (Kleber Fabiano da Silva) e “Trilhas literárias indígenas” (Alcione Pauli). Foi premiada com o Selo Sala de Leitura, pela FAE (Fundação de Assistência ao Estudante) em 1989, e com o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), na categoria Melhor ensaio - Setor de Literatura Infantil e Juvenil, em 1986. 

Alcides Buss
Mestre em Literatura Brasileira, poeta, co-fundador da revista Cordão, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi diretor da Editora da UFSC e presidiu a Associação Brasileira de Editoras Universitárias e a União Brasileira de Escritores-SC. Tem mais de 20 títulos publicados, entre eles “O homem e a mulher”, “Contemplação do Amor”, “O homem sem o homem”, “Pomar de palavras” e o ensaio “Cobra Norato e a especificidade da linguagem poética”. Seu mais recente livro “Janela para o mar” ganhou o prêmio Fernando Pessoa, concedido pela UBE (União Brasileira de Escritores). 

Carlos Adauto Vieira
Cronista, contista e advogado, é vice-presidente da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul. Autor de “Saborosas histórias curtas”, “Europa sem programa” e “Contos & crônicas”. Durante décadas publicou suas crônicas no jornal A Notícia, sob pseudônimo de Charles D’Olengèr. Foi, também, co-fundador do grupo Cordão. 

Donald Malschitzky
Cronista e consultor de empresas, publicou “Cabeças de vento”, “Grafite”, “Flechas” e “Pequenas histórias de São Bento” (memória oral de personagens de São Bento do Sul). É membro da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul e cronista do jornal Notícias do Dia. 

Joel Gehlen
Cronista, editor e jornalista, é diretor da Fundação Cultural de Joinville. Publicou “Outono do meu tempo” e “15 anos de dança” (história do Festival de Dança de Joinville). “Chuva sobre Sarajevo”, uma coletânea de crônicas, é sua mais recente obra. A crônica de Joel Gehlen escapa do conceito tradicional do simples olhar sobre um pedaço de realidade e adentra pela memória que só pode ser proclamada por aquele que viveu e sentiu o que vai sendo descrito ou narrado. 

Jura Arruda
Cronista, roteirista e publicitário. Autor dos livros “Fritz, um sapo nas terras do príncipe” e “Uma árvore que dá o que falar”. Para o teatro escreveu “Uma festa para Eulália”, “Vontade de ser mulher” e “Nós (e um laço)”. Desde 2008 tem crônicas publicadas semanalmente no jornal Notícias do Dia. 

Leone Silva
Ator e diretor de teatro, está na presidência da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. É integrante do Grupo de Teatro GATS de Jaraguá do Sul há 22 anos e foi presidente da Fecate (Federação Catarinense de Teatro) e Articulador do Ministério da Cultura em Santa Catarina para a II Conferência Nacional de Cultura. Presidiu a Comissão de Organização do 1º Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, de Santa Catarina. 

Urda Alice Klueger
Romancista e editora, faz parte da ACL (Academia Catarinense de Letras). Tem extensa obra publicada, entre “Verde vale”, “As brumas dançam sobre o espelho do rio”, “No tempo das tangerinas”, “Sambaqui” e “O povo das conchas”. Em seus três primeiros livros, refaz a história da colonização do Vale do Itajaí, vista de dentro, através do viver simples e comum do menor grupo social: a família.

Associação da Confraria das Letras

 
 

0 comentários:

Postar um comentário