SINTAXE


Termos essenciais da oração – Sujeito

Sujeito e predicado são, no geral, os termos essenciais da oração. No geral, pois existe oração sem sujeito. Ao sujeito se atribui a prática da ação, na maioria das vezes. O predicado é tudo menos o sujeito.

SUJEITO

Sujeito determinado simples – Quando empregado na oração, apresentando um núcleo.

Ex.: Antônio continua inquieto.

Sujeito determinado composto – Há mais de um núcleo.

Ex.: Regina e Roberto estão inquietos.

Sujeito indeterminado – verbo na 3ª pessoa do plural sem referenciar o sujeito; verbo no infinitivo sem referenciar o sujeito; v.t.i. + se / v.i. + se / v. de ligação + se

Exemplos:

Estudam Matemática e Língua Portuguesa, todos os dias.

Fique esperto porque verbo na 3ª pessoa do plural, sem indicar quem pratica a ação espelha um sujeito indeterminado. Contudo, se o contexto comunicar ou revelar o sujeito, passamos a ter um sujeito implícito. Ou seja, em “Lúcia e Paula foram à praia. Beberam água de coco.” Para o verbo BEBER o sujeito está implícito.

Aspira-se a cargos públicos. [ verbo transitivo indireto + índice de indet. do sujeito ]

Está-se orgulhoso. [ verbo de ligação + índice de indeterminação do sujeito ]

Trabalha-se bastante, naquele escritório. [ verbo intransitivo + índice de indet. do sujeito ]

Nos três exemplos acima, o sujeito está indeterminado. Cuidado com os concursos públicos, pois é comum flexionarem os verbos em negrito s, pondo-os na 3a pessoa do plural. Verbo intransitivo, transitivo indireto ou verbo de ligação seguido do pronome “se” não recebe flexão verbal. Flexioná-los seria erro de concordância verbal.

Reviver boas ações é oportuno ao homem.

“Reviver boas ações” é o sujeito oracional do verbo SER

“boas ações” é o objeto direto do verbo REVIVER.

“Reviver boas ações”, por ser uma oração com o verbo no infinitivo sem referenciar o agente da ação traz um sujeito indeterminado.

a) Sujeito acusativo – Quando o sujeito exerce a função de objeto direto, também. Ocorre apenas com os verbos MANDAR, DEIXAR, FAZER, OUVIR, SENTIR e VER + o termo que será o sujeito acusativo + verbo no infinitivo ou no gerúndio.

Mandar, Ouvir, Sentir, Ver, Deixar, Fazer + Substantivo ou pronome + verbo no infinitivo ou no gerúndio

Exemplos.:

Vi o rapaz cantar (vi-o cantar) * O termo grifado é o sujeito acusativo, pois exerce a função de objeto direto do verbo VER e a função de sujeito do verbo CANTAR.

Não o deixei dormindo. * o termo grifado é sujeito acusativo oracional.

Ouvi pessoas trabalhar. * O sujeito acusativo é representado pronominalmente por pronomes pessoais do caso oblíquo. Assim, o pronome em negrito ao lado representa o substantivo grifado “pessoas”. Se usássemos “Ouvi elas trabalhar” haveria erro quanto ao emprego de pronomes.

Ouvi-as trabalhar.

Vejam só os exemplos seguintes:

- Percebi eles chegando à porta [ correto ]

- Percebi-os chegando à porta [ errado, pois não temos sujeito acusativo ]

O sujeito acusativo, ou seja, o sujeito objetivo direto só ocorre com os verbos selecionados acima [ mandar/deixar/fazer/ouvir/sentir/ver ]. Em latim, o nosso objeto direto é chamado de acusativo. Logo, sujeito acusativo é o sujeito do infinitivo ou do gerúndio que exerce a função do objeto direto dos verbos selecionados acima. Sua representação pronominal é com os oblíquos. Não havendo sujeito acusativo, o termo referenciado ( o substantivo contextualizado ) deve ser substituído por pronome pessoal do caso reto.

b) Sujeito oracional – Quando o núcleo do sujeito for constituído por um verbo.

Exemplos.:

Estudar todo o programa é necessário.

Quem estuda edifica castelos.

CUIDADO: O uso de vírgula entre o sujeito oracional e seu verbo diretamente empregados é comum. Logo, “Quem estuda, edifica castelos” apresenta erro de pontuação.

Comunicar os fatos que nos circundam aos leitores que nos acompanham proporciona conforto.
Todo o termo em negrito acima é o sujeito oracional do verbo “proporciona”. Os dois termos grifados são respectivamente objeto direto e objeto indireto. Existem orações subordinadas adjetivas ( adjuntos adnominais oracionais ) integrando os complementos verbais. Só o ponto final no período estaria correto. Todavia, se o emissor quiser, pode tornar as orações subordinadas adjetivas restritivas em orações subordinadas adjetivas explicativas. Para tanto, bastaria pontuar com vírgulas ou travessões as orações adjetivas. Vejamos:

1) Comunicar os fatos, que nos circundam, aos leitores, que nos acompanham, proporciona conforto;

2) Comunicar os fatos – que nos circundam – aos leitores – que nos acompanham – proporciona conforto;

3) Comunicar os fatos, que nos circundam, aos leitores que nos acompanham proporciona conforto ( apenas a primeira oração subordinada adjetiva é explicativa );

4) Comunicar os fatos que nos circundam aos leitores , que nos acompanham, proporciona conforto. ( apenas a segunda oração adjetiva é explicativa).

c) Sujeito Inexistente

São estruturas que não apresentam sujeito:

- Verbo “haver” no sentido de “existir”.

- Verbo “fazer” indicando tempo.

- Verbos que expressam fenômenos naturais.

- Verbo “ser” indicando tempo / hora.

Exemplos.:

Haveria reuniões, se…

Há de haver dificuldades.

O verbo HAVER no sentido de existir é impessoal, ou seja, a oração é sem sujeito. Deve ser empregado sempre na 3a pessoa do singular. Os concursos públicos geralmente solicitam a concordância verbal. Logo, é oportuno ressaltar que o verbo HAVER nesse caso ( no sentido de EXISTIR ) não se flexiona. Quanto à predicação, deve ser lido como transitivo direto. Em “Haveria reuniões, se…”, “reuniões” é objeto direto. Como verbo não concorda com complemento verbal, use o verbo na 3a pessoa do singular, sempre. Em “Há de haver dificuldades”, observe que o verbo auxiliar da locução verbal permanece na 3a pessoa do singular. Portanto, também está correta a concordância verbal, não havendo impropriedade gramatical na estrutura frasal.

São quatro horas.

Trata-se de uma oração sem sujeito. Mesmo assim, o verbo está com propriedade no plural. É que o verbo SER deve manter concordância com o núcleo do adjunto adverbial de tempo. Sintaticamente, “quatro horas” é adjunto adverbial de tempo, sendo “horas” o núcleo do adjunto adverbial de tempo, e “quatro” é adjunto adnominal do adjunto adverbial de tempo. Embora haja literaturas dizendo que “quatro horas” é predicativo, leia “quatro horas” como adjunto adverbial de tempo. Outrossim, ressaltemos que o verbo SER não está concordando com o número de horas. Em verdade, o verbo SER está concordando com o núcleo do adjunto adverbial de tempo, visto que o substantivo tem precedência, sendo o numeral seu adjunto adnominal. Assim, se encontrar em uma prova a afirmação de que em “São quatro horas” não há impropriedade gramatical, pois o verbo SER está concordando com o número de horas, julgue como incorreta tal argumentação.

Faz duas semanas, apenas.

FAZER, indicando tempo, também é impessoal. Deve ser empregado na 3a pessoa do singular. Cuidado para não confundir com o verbo FALTAR. Este é pessoal. Assim, devemos escrever, por exemplo, “FALTAM DUAS SEMANAS, APENAS” e FAZ DUAS SEMANAS, APENAS. Na primeira estrutura, “DUAS SEMANAS” é sujeito, enquanto na segunda oração, de fato, “DUAS SEMANAS” é adjunto adverbial.

Choveu pouco, ontem.

Choveram conflitos durante o jantar.

Os verbos que expressam fenômenos naturais apresentam oração sem sujeito, permanecendo na 3a pessoa do singular. Contudo, em “Choveram conflitos durante o jantar”, temos a flexão na concordância, pois está no sentido figurado.

Faz / Fazem dois anos, deixando-nos convictos que os amamos, os gêmeos. ( Use o verbo no plural, pois “os gêmeos”é o sujeito do verbo FAZER.
Termos essenciais da oração – Predicado

É o que se diz quanto ao sujeito. Tudo menos o sujeito é o predicado. E se a oração não apresentar sujeito, teremos apenas predicado. Neste último caso, predicado já não será o que se diz sobre o sujeito. Classifica-se em predicado nominal, verbal, verbo-nominal. Quem caracteriza o predicado verbal é o verbo principal ( v.t.d./ v.t.i. / v.t.d.i. / vi ); quem caracteriza o predicado nominal é o predicativo do sujeito. Havendo verbo principal e predicativo, temos predicado verbo nominal.
Luciana trabalhou pouco. [ predicado verbal ]
Hortência está animada. [ predicado nominal ]
Hortência jogou animada. [ predicado verbo nominal ]
São duas horas. [ predicado verbal ]
Elas permanecem na sala. [ predicado verbal ]
Elas viraram freiras. [ predicado nominal ]
Elas estão na sala preocupadas. [ predicado nominal ]

http://queroaprenderportugues.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário