PRONOMES RELATIVOS, DÚVIDAS?

           Como usar o pronome relativo QUE               
 Este pronome deve ser utilizado com o intuito de substituir um substantivo (pessoa ou “coisa”), evitando sua repetição. Na montagem do período, deve-se colocá-lo imediatamente após o substantivo repetido, que passará a ser chamado de elemento antecedente.

Por exemplo, nas orações Roubaram a peça. A peça era rara no Brasil há o substantivo peça repetido. Pode-se usar o pronome relativo que e, assim, evitar a repetição de peça. O pronome será colocado após o substantivo. Então teremos Roubaram a peça que… . Este que está no lugar da palavra peça da outra oração. Deve-se, agora, terminar a outra oração: …era rara no Brasil, ficando

Roubaram a peça que era rara no Brasil.

Pode-se, também, iniciar o período pela outra oração, colocando o pronome após o substantivo. Então, tem-se A peça que… Este que está no lugar da palavra peça da outra oração. Deve-se, agora, terminar a outra oração: …roubaram, ficando A peça que roubaram… . Finalmente, conclui-se a oração que se havia iniciado: …era rara no Brasil, ficando

A peça que roubaram era rara no Brasil.

Outros exemplos:

01) Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.
• Substantivo repetido = garoto
• Colocação do pronome após o substantivo = Encontrei o garoto que …
• Restante da outra oração = … você estava procurando.
• Junção de tudo = Encontrei o garoto que você estava procurando.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome após o substantivo = Você estava procurando o garoto que …
• Restante da outra oração = … encontrei
• Junção de tudo = Você estava procurando o garoto que encontrei.

02) Eu vi o rapaz. O rapaz era seu amigo.
• Substantivo repetido = rapaz
• Colocação do pronome após o substantivo = Eu vi o rapaz que …
• Restante da outra oração = … era seu amigo.
• Junção de tudo = Eu vi o rapaz que era seu amigo.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome após o substantivo = O rapaz que …
• Restante da outra oração = … eu vi …
• Finalização da oração que se havia iniciado = … era seu amigo
• Junção de tudo = O rapaz que eu vi era seu amigo.

03) Nós assistimos ao filme. Vocês perderam o filme.
• Substantivo repetido = filme
• Colocação do pronome após o substantivo = Nós assistimos ao filme que …
• Restante da outra oração = … vocês perderam.
• Junção de tudo = Nós assistimos ao filme que vocês perderam.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome após o substantivo = Vocês perderam o filme que …
• Restante da outra oração = … nós assistimos
• Junção de tudo = Vocês perderam o filme que nós assistimos.

Observe que, nesse último exemplo, a junção de tudo ficou incompleta, pois a primeira oração é Nós assistimos ao filme, porém, na junção, a prep. a desapareceu. Portanto o período está inadequado gramaticalmente. A explicação é a seguinte: Quando o verbo do restante da outra oração exigir preposição, deve-se colocá-la antes do pronome relativo. Então teremos: Vocês perderam o filme a que nós assistimos.

04) O gerente precisa dos documentos. O assessor encontrou os documentos
• Substantivo repetido = documentos
• Colocação do pronome após o substantivo = O gerente precisa dos documentos que
• Restante da outra oração = … o assessor encontrou
• Junção de tudo = O gerente precisa dos documentos que o assessor encontrou.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome após o substantivo = O assessor encontrou os documentos que …
• Restante da outra oração = … o gerente precisa.
• O verbo precisar está usado com a prep. de, portanto ela será colocada antes do pronome relativo.
• Junção de tudo = O assessor encontrou os documentos de que o gerente precisa.

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual:
• Encontrei o livro o qual você estava procurando. Você estava procurando o livro o qual encontrei.
• Eu vi o rapaz o qual é seu amigo. O rapaz o qual vi é seu amigo.
• Nós assistimos ao filme o qual vocês perderam. Vocês perderam o filme ao qual nós assistimos.
• O gerente precisa dos documentos os quais o assessor encontrou. O assessor encontrou os documentos dos quais o gerente precisa.

Obs: Todos os pronomes relativos iniciam Oração Subordinada Adjetiva, portanto todos os períodos apresentados contêm oração subordinada adjetiva.

Como usar o pronome relativo Cujo

Este pronome indica posse (algo de alguém).
Na montagem do período, deve-se colocá-lo entre o possuidor e o possuído (alguém cujo algo)
Por exemplo nas orações Antipatizei com o rapaz. Você conhece a namorada do rapaz. o
substantivo repetido rapaz possui namorada. Deveremos, então usar o pronome relativo cujo, que será colocado entre o possuidor e o possuído: Algo de alguém = Alguém cujo algo. Então, tem-se a namorada do rapaz = o rapaz cujo a namorada. Não se pode, porém, usar artigo (o, a, os, as) depois de cujo. Ele deverá contrair-se com o pronome, ficando: cujo + o = cujo; cujo + a = cuja; cujo + os = cujos; cujo + as = cujas. Então a frase ficará o rapaz cuja namorada. Somando as duas orações, tem-se
Antipatizei com o rapaz cuja namorada você conhece.

Outros exemplos:
01) A árvore foi derrubada. Os frutos da árvore são venenosos.
• Substantivo repetido = árvore – o substantivo repetido possui algo.
• Algo de alguém = Alguém cujo algo: os frutos da árvore = a árvore cujos frutos. Somando as duas orações, tem-se
• A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome que após o substantivo = Os frutos da árvore que …
• Restante da outra oração = … foi derrubada …
• Finalização da oração que se havia iniciado = … são venenosos
• Junção de tudo = Os frutos da árvore que foi derrubada são venenosos.

02) O artista morreu ontem. Eu falara da obra do artista.
• Substantivo repetido = artista – o substantivo repetido possui algo.
• Algo de alguém = Alguém cujo algo: a obra do artista = o artista cuja obra. Somando as duas orações, tem-se
O artista cuja obra eu falara morreu ontem.

Observe que, nesse último exemplo, a junção de tudo ficou incompleta, pois a segunda oração é Eu falara da obra do artista, porém, na junção, a prep. de desapareceu. Portanto o período está inadequado gramaticalmente. A explicação é a seguinte: Quando o verbo da oração subordinada adjetiva exigir preposição, deve-se colocá-la antes do pronome relativo. Então, tem-se: O artista de cuja obra eu falara morreu ontem.

03) As pessoas estão presas. Eu acreditei nas palavras das pessoas.
• Substantivo repetido = pessoas – o substantivo repetido possui algo.
• Algo de alguém = Alguém cujo algo: as palavras das pessoas = as pessoas cujas palavras. Somando as duas orações, tem-se
As pessoas cujas palavras acreditei estão presas.

O verbo acreditar está usado com a prep. em, portanto ela será colocada antes do pronome relativo. As pessoas em cujas palavras acreditei estão presas.

Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome que após o substantivo = Eu acreditei nas palavras das pessoas que
• Restante da outra oração = … estão presas
• Junção de tudo = Eu acreditei nas palavras das pessoas que estão presas.

Obs: Todos os pronomes relativos iniciam Oração Subordinada Adjetiva, portanto todos os períodos apresentados contêm oração subordinada adjetiva.

Como se usa o pronome relativo Quem

Este pronome substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetição. Somente deve ser utilizado antecedido de preposição, inclusive quando funcionar como objeto direto, Nesse caso, haverá a anteposição obrigatória da prep. a, e o pronome passará a exercer a função sintática de objeto direto preposicionado. Por exemplo na oração A garota que conheci está em minha sala, o pronome que funciona como objeto direto. Substituindo pelo pronome quem, tem-se
A garota a quem conheci ontem está em minha sala.

Há apenas uma possibilidade de o pronome quem não ser precedido de preposição: quando funcionar como sujeito. Isso só ocorrerá, quando possuir o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substituído por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que. Por exemplo: Foi ele quem me disse a verdade = Foi ele o que me disse a verdade. Nesses casos o pronome quem será denominado de Pronome Relativo Indefinido.
Na montagem do período, deve-se colocar o pronome relativo quem imediatamente após o substantivo repetido, que passará a ser chamado de elemento antecedente.

Por exemplo nas orações Este é o artista. Eu me referi ao artista ontem. há o substantivo artista repetido. Pode-se usar o pronome relativo quem e, assim, evitar a repetição de artista. O pronome será colocado após o substantivo. Então, tem-se Este é o artista quem… Este quem está no lugar da palavra artista da outra oração. Deve-se, agora, terminar a outra oração: …eu me referi ontem, ficando Este é o artista quem me referi ontem. Como o verbo referir-se exige a preposição a, ela será colocada antes do pronome relativo. Então tem-se
Este é o artista a quem me referi ontem.

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que.

Outros exemplos:

01) Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.
• Substantivo repetido = garoto
• Colocação do pronome após o substantivo = Encontrei o garoto que …
• Restante da outra oração = … você estava procurando.
• Junção de tudo = Encontrei o garoto quem você estava procurando. Como procurar é verbo transitivo direto, o pronome quem funciona como objeto direto. Então, deve-se antepor a prep. a ao pronome relativo, funcionando como objeto direto preposicionado.

Encontrei o garoto a quem você estava procurando. Começando pela outra oração:
• Colocação do pronome após o substantivo = Você estava procurando o garoto quem
• Restante da outra oração = … encontrei
• Junção de tudo = Você estava procurando o garoto quem encontrei. Novamente objeto direto preposicionado:
Você estava procurando o garoto a quem encontrei.

02) Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.
• Substantivo repetido = homem
• Colocação do pronome após o substantivo = Aquele é o homem quem …
• Restante da outra oração = … lhe falei.
• Junção de tudo = Aquele é o homem quem lhe falei. Como falar está usado com a prep. de, deve-se antepô-la ao pronome relativo, ficando

Aquele é o homem de quem lhe falei.

Não se esqueça disto:
O pronome relativo quem somente deve ser utilizado antecedido de preposição;
Quando for objeto direto, será antecedido da prep. a, transformando-se em objeto direto preposicionado;
Somente funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, os que, a que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que aquelas que.

Como se usa o pronome relativo Qual

Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem.
É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.
Se a preposição que anteceder o pronome relativo possuir duas ou mais sílabas, só poderemos usar o pronome qual, e não que ou quem. Então só se pode dizer O juiz perante o qual testemunhei. Os assuntos sobre os quais conversamos, e não O juiz perante quem testemunhei nem Os assuntos sobre que conversamos.
Outro exemplo:

Meu irmão comprou o restaurante. Eu falei a você sobre o restaurante.

• Substantivo repetido = restaurante
• Colocação do pronome após o substantivo = Meu irmão comprou o restaurante que …
• Restante da outra oração = … eu falei a você.
• Junção de tudo = Meu irmão comprou o restaurante que eu falei a você. Observe que o verbo falar, na oração apresentada, foi usado com a preposição sobre, que deverá ser anteposta ao pronome relativo: Meu irmão comprou o restaurante sobre que eu falei a você. Como a preposição sobre possui duas sílabas, não se pode usar o pronome que, e sim o qual, ficando, então,

Meu irmão comprou o restaurante sobre o qual eu falei a você.

Como se usa o pronome relativo Onde

Este pronome tem o mesmo valor de em que.
Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como Adjunto Adverbial de Lugar. Se a preposição em for substituída pela prep. a ou pela prep. de, substituiremos onde por aonde e donde, respectivamente. Por exemplo: O sítio aonde fui é aprazível. A cidade donde vim fica longe. Será Pronome Relativo Indefinido, quando puder ser substituído por O lugar em que. Por exemplo na frase Eu nasci onde você nasceu. = Eu nasci no lugar em que você nasceu.
Outro exemplo:

Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.
• Substantivo repetido = cidade
• Colocação do pronome após o substantivo = Eu conheço a cidade que…
• Restante da outra oração = … sua sobrinha mora.
• Junção de tudo = Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora. O verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então

Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora. Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora. Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.

Como se usa o pronome relativo Quanto

Este pronome é sempre antecedido de tudo, todos ou todas, concordando com esses elementos (quanto, quantos, quantas).
Exemplo:

Fale tudo quanto quiser falar. Traga todos quantos quiser trazer. Beba todas quantas quiser beber.

0 comentários:

Postar um comentário