Filosofia: conhecimento empírico / dogmatismo

Conhecimento Empírico
É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias . É caracterizada pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos.

Essa forma de conhecimento é adquirida também por experiências que vivemos ou que presenciamos que, diante do fato, obtemos conclusões. É uma forma de conhecimento superficial, sensitiva, subjetiva, acrítica e assistemática.

O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância. O fato é que se sabe e pronto, não precisa ter um motivo de ser.

Dogmatismo
O dogmatismo é uma doutrina intelectual e um sistema religioso utilizado pela filosofia e religião. Na filosofia, contesta o ceticismo, pois crê na capacidade humana em perceber a verdade absoluta e indiscutível. De acordo com a proposta do dogmatismo filosófico, a dúvida não é questionada, o que aos olhos de alguns o torna uma doutrina autoritária e ao mesmo tempo submissa já que aceita as ideias estabelecidas, sem exceção.

Na religião, corresponde a um sistema religioso que estabelece a revelação de Deus através de dogmas sendo, portanto, imutáveis e definitivos. A igreja estabeleceu 43 dogmas manifestados e revelados onde citamos: a veracidade da existência de Deus, a devoção do homem a Deus, a santíssima trindade, a natureza humana e divina de Jesus que são distintas, o sacrifício de Jesus, a ressurreição de Jesus, Deus criador dos céus e da terra, a herança do pecado desde Adão e Eva, a imaculada Maria, entre tantos outros.


0 comentários:

Postar um comentário