Avaliação: verbo / 6º ano

1. Identifique o verbo das frases e relacione as colunas de acordo com o que indicam:

A – ação B – estado C – Fenômeno da natureza

( ) O homem está nervoso. 

( ) Ele fechou os olhos. 

( ) Choveu muito. 

( ) Que desejam vocês? 

( ) Ele fez uma pergunta 

( ) Ela parece triste. 

( ) Anoiteceu rapidamente. 

( ) O menino levantou a cabeça.

( ) O aluno ficou nervoso. 

( ) Viajei de ônibus.

( ) Minha tia está doente.

( ) Trovejou durante a noite.

( ) Os livros caíram da estante.

( ) Os meus pais estão chateados.

( ) Relampejou durante a tarde.

( )Os professores explicaram os conteúdos.

( ) Nevou no pólo norte.

( ) Estudaram os assuntos errados.


2.Informe a forma infinitiva, a pessoa (1a. 2a. 3a.) e o número (singular ou plural) de cada verbo das frases seguintes:

a. A festa começou. _______________________________________________

b. Lemos muito. __________________________________________________

c. Todos se divertiram. ____________________________________________

d. Tu ouviste umas vozes? _________________________________________

e. Irei a Recife. __________________________________________________

3.Empregue uma das formas verbais sugeridas entre parênteses, de acordo com a pessoa gramatical existente na frase:

a. Eu ________________________________sozinho. (sairemos, sairei)

b. Ela e Maria __________________________. (viajou, viajaram)

c. Eu e tu ______________________________ livros . (comprei, compramos)

d. Nós ________________________________ ao cinema. (iremos, irão)

e. Tu e ele _____________________________ a aula? (perdestes, perderam)

f. Eles ________________________________ prova. (fazem, fazemos)

4- Classifique os verbos destacados em pretérito, futuro e presente:

a- Malasartes enganou a mulher. ____________________________________

b- Estudarei para a prova de português._______________________________

c- Viajo com os meus pais. _________________________________________

d- Sairei com os meus colegas.______________________________________

e- Malasartes ensinará a receita da sopa.______________________________

f- Os pais ensinaram aos filhos._______________________________________

5- Observe os verbos destacados, em seguida dê o seu infinitivo de acordo com a conjugação a que pertencem.

Comeu (Caetano Veloso)

Ela comeu meu coração

Trincou

Mordeu

Mastigou

Engoliu

Comeu

O meu

Ela comeu meu coração

Mascou

Moeu

Triturou

Deglutiu

Comeu

O meu

(...)

1ª conjugação: ___________________________________________________

2ª conjugação: ­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________

3ª conjugação: ___________________________________________________


6- Sublinhe as locuções verbais presentes nas frases abaixo.

a- Vou estudar bastante hoje. . 

b- Quando cheguei, o professor ia saindo.

c- No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca. 

d- Ia caminhando sozinho quando avistei você. 

e- Quando meus amigos foram embora, continuei jogando.

3 comentários:

Anônimo disse...

Há gabarito?

REGINA MACHADO LIMA SOUSA disse...

OI VOCE TEM GABARITO?

REGINA MACHADO LIMA SOUSA disse...

OI VOCE TEM GABARITO?

Postar um comentário