Figuras de linguagem - 9º ano

A- Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.

O – onomatopeia; S- sinestesia; A- antítese; C- comparação; CC – catacrese; E- eufemismo; M- metáfora; H- hipérbole; PP- prosopopéia; I- ironia; P- pleonasmo

1- O gato é preguiçoso como uma segunda-feira. ( )

2- Coitado do Durval: não foi feliz na prova. ( )

3- Gastei rios de dinheiro no meu curso de computação. ( )

4- Os carros não andam, voam. ( )

5- O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. ( 

6- As pessoas vão e vêm, entram e saem. ( )

7- Há males que vêm para o bem. ( )

8- O rapaz saltou da ponte da vida. ( )

9- Meu verso é sangue ... Volúpia ardente. ( )

10- Estou esperando você há séculos! ( )

11- As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras. ( )

12- A vida é um incêndio. ( )

13- Era uma pessoa que não raramente faltava com a verdade. ( )

14- Pra se viver, há de se sentir a morte. ( )

15- Meus olhos desmaiaram de emoção ao vê-la. ( )

16- O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada. ( )

17- Meus pobres sonhos que sonhei, já tão sonhados. ( )

18- No fim do túnel, o princípio de tudo. ( )

19- O plim-plim da televisão dominava a todos. ( )

20- Nesses lábios ri risadas de expressão violenta. ( )

21- Os teus olhos são negros e macios. ( )

22- Na imensa descida, a catarata se suicida. ( )

23- As velas do barco vão sair para pescar. ( )

24- Choramos um choro sentido. ( )

25- Tremem de medo os lampiões sombrios. ( )

26- O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão. ( )

27- O sorriso navega no pranto estrelado dos teus olhos. ( )

28- Que careta mais bonita! ( )

29- Ele possuía um mar de sonhos e aspirações. ( )

30- Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro. ( )


B- Identifique as figuras de linguagem marcando:

(1) Metáfora

(2) Metonímia

(3) Catacrese

(4) Comparação

(5) Prosopopeia

a. ( ) Gosto de ouvir Titãs.

b. ( )A doçura do teu olhar é minha vida.

c. ( ) O rio engasgou num barraco.

d. ( ) Usarei no tempero um dente de alho.

e. ( ) Você é venenosa como uma cobra.


C- Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:

a) pleonasmo

b) comparação

c) eufemismo 

d) hipérbole

e) anáfora


D- Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto;

b) comparação e repetição;

c) metonímia e aliteração;

d) hipérbole e metáfora;

e) anáfora e metáfora.


E- Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)

b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)

c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)

d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)

e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)


F- "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:

a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."

b) "Nasci na sala do 3° ano."

c) "O bonde passa cheio de pernas."

d) "O meu amor, paralisado, pula."

e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

52 comentários:

Anônimo disse...

deveria ter um gabarito para conferirmos as respostas

ju lima disse...

por favor tem como enviar o gabarito, por getileza!
limajulii@bol.com.bt

Anônimo disse...

Gabarito???

DiogoDias disse...

deveria ter um gabarito para verificar se estamos corretos

DiogoDias disse...

deveria ter um gabarito para verificar se estamos corretos

DiogoDias disse...

deveria ter um gabarito para verificar se estamos corretos

DiogoDias disse...

deveria ter um gabarito para verificar se estamos corretos

Unknown disse...

Parabéns pelo blog.
Estou utilizando para ajudar meu filho que ficou de recuperação de Português.
Existe algum lugar em que eu possa conferir as respostas ?
Obrigada
Daniela B.

Unknown disse...

'-'

Unknown disse...

'-'

Unknown disse...

Onde pode-se enconttrar o gabarito ?

Unknown disse...

Uma pena não ter gabarito, assim não posso nem tentar responder.........

Anônimo disse...

amei

Anônimo disse...

eu gostaria do gabarito para conferir minhas respostas, se não, não da pra saber se está certo ou errado :P

Anônimo disse...

cade o gabarito ???

Anônimo disse...

na boa pega um plao ne fundo melhor

Unknown disse...

.

Unknown disse...

.

Anônimo disse...

Gostaria de receber o gabarito

Unknown disse...

gabarito???

Unknown disse...

cade as respostas ???

Unknown disse...

GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO

Anônimo disse...

GABARITO?

Unknown disse...

kkn

Unknown disse...

ll

Anônimo disse...

n tem gabarito?

Anônimo disse...

E o gabarito?

Anônimo disse...

Onde estão as respostas?

Anônimo disse...

onde dá para ver as respostas desse exercício?

Unknown disse...

Gostaria de saber o gabarito dessas questões.
Obrigada!

Unknown disse...

Gostaria de saber o gabarito dessas questões.
Obrigada!

Anônimo disse...

COLOCA O GABARITO

Unknown disse...

VAI TE FODER

Anônimo disse...

Qual o gabarito?

Anônimo disse...

Preciso do gabarito!

Unknown disse...

kd o gabarito?

William Santos disse...

tem gabarito?

Anônimo disse...

;/

Anônimo disse...

;

Unknown disse...

cadê o gabarito????



Anônimo disse...

preciso do gabarito

Unknown disse...

gabarito

Anônimo disse...

CADÊ O GABARITO?

Unknown disse...

aa

Unknown disse...

Gabarito por favor

Unknown disse...

E o gabarito?

Anônimo disse...

Excelente

Marina disse...

gabarito?

Unknown disse...

E o gabarito?

Anônimo disse...

Anônimo

professora Débora Rayane disse...

GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO ESTOU UTILIZANDO PARA AJUDAR MEU FILHO QUE VAI FAZER UMA PROVA. deborarayane25@gmail.com

Unknown disse...

Me manda o gabarito

Postar um comentário