Há que se saber sobre estes ícones da literatura mundial

Guy de Maupassant
Escritor
Henri René Albert Guy de Maupassant, ou simplesmente Guy de Maupassant foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica realista.

Falecimento: 6 de julho de 1893, Passy, Paris, França
Obras: Bel Ami, O Horla, Bola de Sebo e ...

Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.
Gustave Flaubert
Escritor
Gustave Flaubert foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre sua lucidez o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental(1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877)....

Nascimento: 12 de dezembro de 1821, Ruão, França
Falecimento: 8 de maio de 1880, Canteleu, França


Émile Zola
Escritor
Émile Zola foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França.  Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.

Nascimento: 2 de abril de 1840, Paris, França
Falecimento: 29 de setembro de 1902, Paris, França

Honoré de Balzac
HBalzac.jpg
Nascimento: 20 de maio de 1799, Tours, França
Falecimento: 18 de agosto de 1850, Paris, França
Cônjuge: Ewelina Hańska (de 1850 a 1850)

(Tours, 20 de maio de 1799Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.1 2 Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos, que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.

Entre seus romances mais famosos figuram A Mulher de Trinta Anos (1831-32), Eugènie Grandet (1833), O Pai Goriot (1834), O Lírio do Vale (1835), As Ilusões Perdidas (1839), A Prima Bette (1846) e O Primo Pons (1847). Desde Le Dernier Chouan (1829), que depois se transformaria em Les Chouans (1829, na tradução brasileira A Bretanha), Balzac denunciou ou abordou os problemas do dinheiro, da usura, da hipocrisia familiar, da constituição dos verdadeiros poderes na França liberal burguesa e, ainda que o meio operário não apareça diretamente em suas obras, discorreu sobre fenômenos sociais a partir da pintura dos ambientes rurais, como em Os Camponeses, de 1844.1 Além de romances, escreveu também "estudos filosóficos" (como A Procura do Absoluto, 1834) e estudos analíticos (como a Fisiologia do Casamento, que causou escândalo ao ser publicado em 1829).

Victor Hugo
Resultado de imagem para victor hugo
Poeta
Victor-Marie Hugo foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras. 

Nascimento: 26 de fevereiro de 1802, Besançon, França
Falecimento: 22 de maio de 1885, Paris, França

Anton Tchekhov
Resultado de imagem para anton tchekhov
Nascimento: 29 de janeiro de 1860, Taganrog, Rússia
Falecimento: 15 de julho de 1904, Badenweiler, Alemanha
Cônjuge: Olga Knipper (de 1901 a 1904)

Anton Pavlovitch Tchecovnota,em russo: Анто́н Па́влович Че́хов (Taganrog, 29 de janeiro de 1860 — Badenweiler, 15 de julho de 1904 ), foi um médico, dramaturgo e escritor russo, considerado um dos maiores contistas de todos os tempos. Em sua carreira como dramaturgo criou quatro clássicos e seus contos têm sidos aclamados por escritores e críticos. Tchecov foi médico durante a maior parte de sua carreira literária, e em uma de suas cartas ele escreve a respeito: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante."
Edgar Allan Poe
Resultado de imagem para edgar allan poe
Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, fez parte do movimento romântico americano.

Nascimento: 19 de janeiro de 1809, Boston, Massachusetts, EUA
Falecimento: 7 de outubro de 1849, Baltimore, Maryland, EUA

As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o luto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo sombrio, uma reação literária ao transcendentalismo, do qual Poe fortemente não gostava.

Além do horror, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do rídiculo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".

Poe escreveu muito de seu trabalho usando temas especificamente oferecidos para os gostos do mercado em massa. Para esse fim, sua ficção incluiu muitas vezes elementos da popular pseudociência, como frenologia e fisiognomia.

Fiódor Dostoiévski
Resultado de imagem para fiodor dostoievski
Escritor
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski – ocasionalmente grafado como Dostoievsky – foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.

Nascimento: 11 de novembro de 1821, Moscovo, Rússia
Falecimento: 9 de fevereiro de 1881, São Petersburgo, Rússia

A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciadas por suas ideias.

Dostoiévski logrou atingir certo sucesso com seu primeiro romance, Gente Pobre, que foi imediatamente muito elogiado pelo poeta Aleksandr Nekrassov e por um dos mais importantes críticos da primeira metade do século XIX, Vladimir Belinski. Porém, o escritor não conseguiu repetir o sucesso até o retorno à Sibéria, quando escreveu o semibiográfico Recordações da Casa dos Mortos, sobre a prisão que sofrera. Posteriormente sua fama aumentaria, principalmente graças a Crime e Castigo.

Seu último romance, Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito. Perigoso, segundo Stálin, até 1953 o currículo soviético para estudos universitários sobre o escritor o classificava como "expressão da ideologia reacionária burguesa individualista". Segundo ele mesmo, seu mal era uma doença chamada consciência. A obra de Dostoiévski exerce uma grande influência no romance moderno, legando a ele um estilo caótico, desordenado e que apresenta uma realidade alucinada.

Ivan Turgueniev
Resultado de imagem para ivan turgueniev
Romancista
Ivan Sergeievitch Turgueniev foi um romancista e dramaturgo russo. Apesar de que sua reputação como autor tenha decaído durante o último século, o seu romance Pais e Filhos é ainda considerado uma das obras mestras da ficção russa do século XIX. 

Nascimento: 9 de novembro de 1818, Oriol, Rússia
Falecimento: 3 de setembro de 1883, Bougival, França

Romances
1857 - Rudin (Rudine)
1859 - Dvoryanskoye Gnezdo ou Дворянское гнездо ou (Um ninho de nobres)
1860 - Nakanune ou Накануне (A véspera)
1862 - Ottsy i Deti ou Отцы и дети (Pais e filhos)
1867 - Dym ou Дым (Fumo)
1877 - Новь ou Terras Virgens


Contos
1854- Mymy (Mumu)
1860 - Pervaia Liubov ou Первая любовь (O Primeiro Amor)
1870 - Stepnoy Korol' Lir (Um Rei Lear da Estepe)
1872 - Veshinye Vody ou Вешние воды (Águas da Primavera)
1881 - Pesn' Torzhestvuiushchei Liubvi (O Canto do Amor Triunfante)

Albert Camus
Resultado de imagem para albert camus
Escritor
Albert Camus foi um escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês nascido na Argélia. Foi também jornalista militante engajado na Resistência Francesa e nas discussões morais do pós-guerra.

Nascimento: 7 de novembro de 1913, Dréan, Argélia
Falecimento: 4 de janeiro de 1960, Villeblevin, França
Camus foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1957 "por sua importante produção literária, que, com seriedade lúcida ilumina os problemas da consciência humana em nossos tempos"

Obras
Révolte dans les Asturies (Revolta nas Astúrias), 1936, Ensaio de criação coletiva
L'Envers et l'Endroit (O Avesso e o Direito), 1937, Ensaio
Noces (Núpcias), 1939 antologia de ensaios e impressões
Réflexions sur la Guillotine (Reflexões sobre a Guilhotina), 1947
L'Étranger (O estrangeiro), 1942, romance
Le Mythe de Sisyphe O mito de Sísifo), 1942, ensaio sobre o absurdo
Les justes (Os justos), Peça em 5 atos, Editor Gallimard, Folio teatro, 2008, 
Le Malentendu (O malentendido), 1944, Peça em três atos.
Lettres à un ami allemand (Cartas a um amigo alemão), publicadas com o pseudônimo de Louis Neuville, Editor Gallimard, collection folio 
Caligula (Calígula) (primeira versão em 1941), Peça em 4 atos.
La peste (A peste, Editor Gallimard, Coleção Folio, 1972, 
L'État de siège (Estado de sítio), (1948), Espetáculo em três partes.
L'Artiste en prison (O Artista na prisão), 1952 prefácio sobre Oscar Wilde.
"Actuelles (Atuais) I, Crônicas, 1944-1948", 1950
"Actuelles (Atuais) II, Crônicas, 1948-1953
L’homme révolté (O homem revoltado)
L'Été (O Verão), 1954, Ensaio.
Requiem pour une nonne (Réquiem para uma freira)
La chute (A queda), Editor Gallimard, Coleção Folio, 1972,
L'Exil et le Royaume (O exílio e o reino), Gallimard, 1957 contos (La Femme adultère (A mulher adúltera), Le Renégat (O Renegado), Les Muets (Os Mudos), L'Hôte (O Hóspede), Jonas.
La Pierre qui pousse (A Pedra que brota).
Os discursos da Suécia (publicado juntamente com O avesso e o direito)
Carnets I (Cadernetas I), maio 1935-fevereiro 1942, 1962
Carnets II (Cadernetas II), janeiro 1942-março 1951, 1964
Carnets III (Cadernetas III), março 1951-dezembro 1959
La Postérité du soleil, photographies de Henriette Grindat. Itinéraire par René Char (A posteridade do Sol, fotografias de Henriette Grindat. Itinerário por René Char, edições E. Engelberts, 1965, ASIN B0014Y17RG - nova edição Gallimard, 2009
Les possédés (Os possessos), 1959, adaptação ao teatro do romance de Fiódor Dostoiévski
Résistance, Rebellion, and Death (Resistência, Rebelião e Morte)
Le Premier Homme (O primeiro homem), Gallimard, 1994, publicado por sua filha, romance inacabado
La mort heureuse (A morte feliz)

Fonte: http://pt.wikipedia.org


0 comentários:

Postar um comentário