A literatura como arte

Fazê-lo(a) compactuar com as intenções a que nos prestamos diante da criação de um reservatório artístico como este é tão somente propiciar a estreita familiaridade com alguns dos nobres representantes do cenário de que se compôs a nossa literatura, bem como aquela considerada universal. Assim, para não deixá-los perdidos na memória, enlevemo-nos com os encantamentos expressos nas palavras do imortal Carlos Drummond de Andrade, fragmentos esses retratados na “Procura da poesia”:

[...]
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
[...]

Por meio delas, achamo-nos no direito de reconhecer que as palavras estão realmente à nossa volta, livre, soltas, porém, ainda em estado de dicionário. Mas, como afirma o próprio Drummond, ao longo de toda a extensão do poema em referência, todos nós temos a habilidade de apresentarmos a chave e darmos asas aos nossos sentimentos, darmos vazão à nossa capacidade imaginativa e fazermos delas (as palavras) nossa mais bela expressão da própria alma. Por isso, caro(a) usuário(a), desejamos fazer com que entenda que a literatura representa uma arte cuja matéria-prima se resguarda na própria palavra, palavra essa uma vez adornada, trabalhada, impregnada de intenções, de recursos múltiplos, de figuratividade plena.

Assim, pautados nessas perspectivas, acreditamos que daremos conta de que, ao final, conscientize-se de que o reconhecimento de todos os aspectos, sejam esses formais (ligados ao plano da estética) ou discursivos (ligados ao plano das ideias), torna-se imprescindível para que reconheça o verdadeiro valor da arte literária propriamente dita, uma arte que se perpetua tempo afora, contemplando gerações e gerações de leitores. Dessa forma, não deixe de aproveitar essa imperdível oportunidade proporcionada somente para você, nosso(a) maior contemplado(a). Navegue e permita se encantar com toda a magia de que se impregnam as palavras trabalhadas por meio dessa linguagem, única, ímpar, envolvente: a literária.

http://www.alunosonline.com.br/portugues/a-literatura-como-arte.html

0 comentários:

Postar um comentário