Vincent Van Gogh

Sucesso só veio após a morte

Considerado um dos maiores expoentes do pós-impressionismo, o holandês Vincent Van Gogh não teve o seu trabalho reconhecido pela crítica nem fez sucesso junto ao público enquanto vivo. Durante sua curta vida morreu aos 37 anos ele vendeu apenas uma tela. No entanto, o uso abstrato da cor e da forma que exibia em seus quadros teve uma influência decisiva sobre toda a arte do século 20. 

Na juventude, foi sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou cerca de 750 cartas, verdadeiros retratos sentimentais da alma do artista. Van Gogh sofria de instabilidade mental. Em 1890, depois de muitas tentativas de levar uma vida normal, trabalhou com um tio numa loja de obras de arte e, em seguida, tentou ser evangelizador em minas de carvão na Bélgica. Depois, o mestre mudou-se para o sul da França. Lá, no ambiente que retratou na tela O Quarto de Van Gogh em Arles, ele cortou a própria orelha esquerda em meio a uma alucinação. Suicidou-se com um tiro no peito 19 meses depois.

Por conta de uma história repleta de fracassos, que terminou tragicamente em suicídio, quase ninguém notava a genialidade de Vicent van Gogh (1853-1890). O reconhecimento só veio depois da morte do pintor, aos 37 anos de idade. Hoje (30/3), 162 anos depois de seu nascimento. 

A geometria na tela de Van Gogh
Ao analisar a imagem que mostra O quarto do pintor holandês, percebe-se como ele usou a profundidade e a perspectiva em sua obra
O Quarto deVan Gogh em Arles, do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), retrata o seu lugar de descanso, tem detalhes inquietantes: o chão parece inclinado, quadros estão distantes da parede e móveis dispostos fora de lugar. Será que houve algum erro? Absolutamente! Depois da luz que é o elemento tido pelo próprio pintor como o grande personagem da tela , são as linhas geométricas que formam o cenário do quarto e a noção de perspectiva que fazem dessa uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos.
O Quarto de Van Gogh em Arles

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/geometria-tela-van-gogh-

0 comentários:

Postar um comentário