Prosa x Verso, poema x poesia

1. Prosa x Verso

Prosa é o texto escrito de forma corrida, dividido em parágrafos. Num texto em prosa, as informações seguem em linha até a margem direita, continuando na linha seguinte até o fim do parágrafo.
Verso é uma divisão diferente, que acontece em poemas. O verso não leva a informação até o fim da linha, não atrela o fim da linha ao fim da informação. Verso também é o nome dado a cada uma das linhas de um poema (ou canção, que no caso é escrito sob a forma de poema).

Assim, todo texto verbal (com palavras) que existe ou é escrito em prosa ou em verso.

2. Poema x Poesia

Poema é uma estrutura dividida em versos. Um grupo de versos forma uma estrofe. Todas as estrofes juntas formam um poema.

Poesia, não. Poesia refere-se, antes, a tudo o que nos toca. A poesia é a arte da palavra - e, enquanto arte, tem a função de nos encantar ou de nos provocar sentimentos ruins. Em suma, poesia é aquilo que mexe com nossos sentimentos.

Quando trabalho esses conceitos com meus alunos, costumo dizer que "poema é o corpo, poesia é alma". Assim, é possível encontrar poesia na vida, em outras artes e até mesmo em textos em prosa. Um por-do-sol colorido pode ser poético se nos tocar de alguma forma. Não se esqueça de que a arte é aquilo que nos aproxima da nossa dimensão mais humana.

Veja:


O texto de Eduardo Galeano é escrito em prosa. Mas seu lirismo é tal que não podemos negar que ele é, sim, um texto poético - ou seja, que esse texto tem poesia.

http://www.qualquersentido.com

0 comentários:

Postar um comentário